Podemos dizer que as notas de dinheiro são uma espécie de ferramenta que a sociedade humana criou para facilitar a troca de produtos e serviços. Porém, as diferenças de estilo e na composição das notas de bancos pelo mundo são um assunto sério.

International Bank Note Society (IBNS) é uma organização global dedicada a catalogar e avaliar as notas de dinheiro que circulam pelo globo. Todo ano, a IBNS realiza uma competição global para decidir qual a melhor nota feita nos últimos 12 meses. A nota vencedora recebe o cobiçado título de “Bank Note of the Year” (Nota de banco do ano, em tradução livre).

Os resultados dos prêmios de 2017 foram anunciados dia 30/03 e a IBNS afirmou que essa edição da competição foi uma das mais acirradas (apesar de mais de 170 novos designs de notas de dinheiro terem sido lançadas ao redor do mundo no último ano).

A nota de 10 francos suíços levou o prêmio deste ano. Com isso, uma nota suíça ganha o título de “Bank Note of the Year” pelo segundo ano consecutivo, enquanto outras cinco notas foram classificadas como vice-campeões. Confira as notas de bancos que melhor se posicionaram na competição deste ano:

Nota de 100 kronos da Noruega

nota-dinheiro-100kronos-noruega(1)

Fonte: Norges Bank

A nota nova de 100 kronos (equivalente a quase 13 dólares) celebra o patrimônio marítimo da Noruega, incluindo a imagem do navio Gokstad, o maior navio viking preservado pelo país.

“Como noruegueses, carregamos conosco uma longa e rica história de sobrevivência ao longo da costa e no mar para pescar, trocar e transportar bens” disse o Banco Norges, responsável por emitir as notas, disse na época do lançamento.

No verso da nota, há uma imagem do navio contêiner pagando um tributo para a indústria naval, um importante motor para a economia norueguesa.

Nota de 40 francos de Djibouti

nota-dinheiro-40francos-djibouti

Fonte: International Bank Note Society

A República do Djibuti (pronuncia-se Djibouti ou Jibuti) é um pequeno país no nordeste da África, com uma população de menos de 1 milhão. 

A nota nova do país presta uma homenagem à herança e vida selvagem do país. A parte da frente mostra a imagem de um Tubarão-Baleia nadando em um coral, enquanto o verso foca na indústria naval de Djibouti. Esse setor é um negócio próspero no país graças a posição geográfica da nação, localizada em uma das rotas mais movimentadas no mundo.

A nota de 40 francos equivale aproximadamente 0,20 centavos de dólar.

Nota de 7 dólares de Fiji

nota-dinheiro--7dolares-de-Fiji-frente

Fonte: International Bank Note Society

nota-dinheiro--7dolares-de-Fiji-verso

Fonte: International Bank Note Society

A nota de sete dólares de Fiji pode parecer uma estranha. Foi criada por autoridades fijianas para consagrar a primeira medalha de ouro olímpica ganha pelo país, no esporte “Rugby Sevens”.

A parte da nota da frente apresenta o capitão Osea Kolinisau e o treinador Bem Ryan, enquanto na parte de trás possui uma imagem do time olímpico inteiro com o Primeiro Ministro Josaia Voreqe Bainimarama.

Nota de 10 dólares canadenses

nota-dinheiro-10dolares-canadenses

Fonte: Banco do Canadá

Lançada para comemorar o aniversário de 150 anos da criação da Confederação Canadense, a nota de 10 dólares canadenses apresenta imagens de algumas das maiores figuras do país: Sir John A. Macdonald, Primeiro Ministro do Canadá; Sir George-Étienne Cartier, o “Pai do Federalismo Canadense”; e Agnes Macphail, a primeira mulher eleita no Parlamento Canadense.

“Esta nota tem a intenção de capturar nossa imaginação e instilar orgulho no que nós , como nação, temos realizado,” disse Stephen Poloz, governador do Banco do Canadá, no momento do lançamento da nota. “Isso celebra a beleza natural e majestosa de nossa terra e um pouco dos importantes parlamentares que ajudaram a moldar nosso grande país”, complementou.

A nota é impressa em um sofisticado material polímero, o que dificulta a falsificação.

Nota de 10 libras escocesas

nota-dinheiro10libras-escocesas

Fonte: International Bank Note Society

O dinheiro escocês é uma moeda legal em todo o Reino Unido, mas os escoceses possuem próprias próprias, feitas de um material altamente sofisticado e similar ao das novas notas Inglesas lançadas pelo Banco da Inglaterra.

A forma como o dinheiro escocês é impresso é incomum: diversos bancos imprimem suas próprias notas.

A nota nominada como vice-campeã foi impressa pelo Banco Real da Escócia e apresenta Mary Somerville, uma cientista e primeira mulher membro da Sociedade Real AstronômicaO verso da nota apresenta um par de lontras e um extrato do poema “Moorings”, de Norman MacCraig.

VENCEDOR: a nota de 10 francos suíços

nota-dinheiro-10francos-suicos

Fonte: International Bank Note Society

Pelo segundo ano consecutivo, a Suíça leva a “coroa” de melhor nota de banco do mundo, com sua nota de 10 de dez francos suíços (no ano passado, a nota Suíça que levou o prêmio foi a de 50 francos).

Na nova nota, parte do “primeiro novo design que o Banco Nacional Suíço lançou em 20 anos”, inclui imagens de “mãos humanas conduzindo uma orquestra com um globo mostrando os fusos horários e o sistema ferroviário suíço pontual”. De acordo com o IBNS, isso também inclui “os últimos padrões de segurança tecnológica,” e é “a quarta nota consecutiva, híbrida/polímero a ganhar o cobiçado prêmio IBNS  Prêmio de Nota do Banco do ano”.

Compartilhar: