Se você pensa em viajar para o exterior ou em importar algum produto, até às 09:44h do dia de hoje (31), o dólar comercial estava a R$3,66 e o dólar turismo a R$3,85. Isso levanta uma dúvida comum: por que o dólar turismo é sempre mais caro que o dólar comercial?

Antes de responder a essa questão, a equipe da Câmbio Curitiba esclarece abaixo as diferenças entre as duas cotações:

Dólar Comercial

Essa cotação vale para as empresas e bancos que fazem transações no mercado de câmbio, como exportação, importação, transferências financeiras. É a taxa de conversão definida pela lei de oferta e procura de dólares no mundo.

Também é com essa moeda que o Banco Central brasileiro (BC) pode interferir para equilibrar a balança comercial a favor da nossa economia.

Dólar Turismo

É o dinheiro que turistas utilizam para viajar pelo mundo e é a cotação de dólar que mais interessa aos consumidores no exterior. O dólar turismo é usado para comprar passagens aéreas de empresas estrangeiras e demais despesas relacionadas a viagens.

grafico-valor-dolar-em-2018-cambio-curitiba

Fonte: Valor PRO

Agora retornando a pergunta central desse texto: por que o dólar turismo é sempre mais caro que o dólar comercial? A resposta é além dos diversos fatores levados em consideração para fazer a cotação, o dólar turismo é mais caro que o comercial porque as pessoas físicas compram volumes menores que as empresas e outros bancos. Com isso, os custos administrativos em cada operação são maiores. Por consequência, isso é repassado no valor da cotação (isso sem levar em consideração as taxas de transação das corretoras e os lucros das casas de câmbio).

“Então é só comprar dólar comercial e viajar!”

Existem regras que ditam como devem funcionar as operações de compra e venda, tanto do dólar comercial quanto do turismo. Ou seja, há uma regulamentação estipulada pelo Banco Central que impede o turista de fazer uma compra pelo dólar comercial.

Está planejando sua próxima viagem internacional? Confira os valores das cotação da Câmbio Curitiba. Aqui você encontra as principais moedas em circulação pelo mundo, com a facilidade e agilidade de já chegar ao seu destino com a moeda local em suas mãos.

Compartilhar: