Dólar cai ante real de olho em cúpula do G20 e monitorando avanços na pauta econômica local

A partir Reuters / Traders Club

O dólar recuava ante o real na abertura do pregão desta sexta-feira, monitorando o primeiro dia da cúpula do G20, no Japão, e de olho em avanços da agenda econômica nacional como pano de fundo, ainda em dia de formação da taxa Ptax de fim de mês.

Neste pregão, o dólar futuro rondava a estabilidade.

Conjuntura Internacional

Nesta sexta-feira, os mercados globais operam com leve tendência de alta, mas com um movimento oscilante, à espera dos desdobramentos da cúpula dos presidentes das 20 maiores nações do mundo. Os holofotes se voltam para a reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, que pode destravar – ou não – as negociações para acabar com a guerra comercial que já dura 15 meses. O ouro avançava, mantendo-se em um patamar alto como nos últimos dias, os futuros dos índices americanos registravam altas tímidas, assim como as bolsas europeias, e o rendimento dos Treasuries de dez anos avançavam 0,1 ponto-base, sinal de que o mercado acha que uma posição relativamente defensiva pode ser uma estratégia acertada em meio à incerteza global.

Conjuntura Nacional

Por aqui, o dia deve caminhar devagar se levamos em conta que a atividade parlamentar e, especificamente, a tramitação da Reforma da Previdência, só deve ganhar velocidade com as negociações entre os líderes dos partidos, o governo e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a partir de segunda-feira. A votação do relatório da comissão especial, onde tramita a PEC, deve acontecer na quarta-feira, conforme previsão de Maia, noticiada ontem na coluna do Lauro Jardim, em O Globo. O destaque no noticiário hoje é uma matéria do jornal O Estado de S. Paulo que diz que os chefes de Câmara e do Senado não sabem se o maior articulador político do governo, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ficará no cargo. Isso pesará no pregão? A conferir.

Banco Central

O BC anunciou na quinta-feira que realizará na segunda-feira leilão de 6,175 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de agosto.

Agenda

09h00 Taxa de desemprego mensal (maio) – IBGE
10h30 Relação dívida/PIB mensal (maio) – Banco Central
10h30 Resultado nominal do orçamento mensal (maio) – Banco Central
10h30 Resultado primário do orçamento mensal (maio) – Banco Central

Compartilhar: