Dólar tem leve alta à espera de BC e de olho no exterior

A partir de TradersClub / Investing / Reuters

O dólar era negociado com leve alta ante o real nesta quarta-feira, com investidores à espera de um leilão de venda da moeda com compromisso de recompra e de olho na movimentação política nos Estados Unidos.

Às 10h30, o dólar avançava 0,35 por cento, a 3,9103 reais na venda, antes de leilão de 2 bilhões de dólares com compromisso de recompra, em nova ação do Banco Central no mercado. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,2 por cento.

Conjuntura Nacional

Internamente alguns dias ainda separam o país da posse do governo de Jair Bolsonaro, que não deve ter mais a presença do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu – ele virá ao Brasil, mas não irá à cerimônia. Enquanto se prepara para assumir o comando do país, o recado que vem do exterior é claro: não adianta tentar resolver tudo de uma vez, como no caso de Trump. Bolsonaro precisará ter foco se não quiser transformar seu governo no caos americano de 2018.

Conjuntura Internacional

Mesmo na semana encurtada pelo Natal, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não dá trégua aos mercados já abatidos do país: com o governo paralisado pela falta de acordo sobre o muro na fronteira com o México e a contínua pressão em cima do Federal Reserve, as bolsas americanas tiveram a pior véspera de Natal desde 1918 – um movimento que deve ser refletido no pregão local na volta da primeira rodada de festas de final do ano.

As confusões políticas de Trump começam a colocar na cabeça dos investidores um novo risco para 2019: o impeachment dele, em meio a uma provável recessão econômica do país, já amplamente antecipada pelos mercados e pelos economistas. O medo é o que um Trump encurralado e nervoso poderá fazer para piorar a situação; tão grave é a percepção sobre o estado das coisas que até o secretário do Tesouro do país se sentiu na necessidade de ligar para os xerifes dos seis maiores bancos comerciais do país para garantir que tudo está sob controle. Os defensores de Trump estão quietos – era esse caos o que muitos observadores advertiram sobre ele.

Agenda

08h00 IPC-S (dezembro) – FGV
08h00 Sondagem do Comércio – FGV
08h00 Sondagem da Construção – FGV
10h30 Tesouro: Dívida pública federal (novembro)
12h30 Fluxo cambial (semanal) – BC

Compartilhar: